O escritório Diller Scofidio + Renfro foi laureado com o Royal Academy Architecture Prize de 2019, um prêmio concedido anualmente pelo comitê britânico de artes como forma de reconhecimento a grupos ou indivíduos que foram "instrumentais para a discussão, coleção ou produção de arquitetura em seu sentido mais amplo."
Embora estejamos ainda no início do ano, 2019 se anuncia como um ano importante para o escritório com sede em Nova Iorque. No mega empreendimento Hudson Yards, seu projeto 15 Hudson Yards já teve sua estrutura concluída, ao passo que o espaço de apresentações The Shed está prestes a ser inaugurado. Seu projeto de renovação e expansão do MoMA também será inaugurado este ano. A empresa também divulgou recentemente sua visão para o Centro de Música de Londres, um espaço de apresentações artísticas que será anexado ao Barbican.
"O trabalho interdisciplinar de Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio tem expandido as ideias no campo da arquitetura e da cultura urbana", disse o júri da Royal Academy em comunicado à imprensa. "Eles demonstram consistentemente como os edifícios podem melhorar as cidades e capturar a imaginação do público."
- MoMA divulga novas imagens da expansão de Diller Scofidio + Renfro
- Diller Scofidio + Renfro apresentam projeto para o novo Centro da Música de Londres
Talvez nenhum projeto exemplifique o sucesso do escritório melhor do que o Highline, um parque linear elevado em Nova Iorque que resultou em inúmeras cópias espalhadas por todo o mundo e se tornou uma tipologia em si. Em 2018, o parque foi palco da The Mile Long Opera, uma obra de arte performática concebida por Diller Scofidio + Renfro que reuniu mil cantores de Nova Iorque para contarem suas histórias de vida naquela cidade em constante mudança.
Diller Scofidio + Renfro foi fundado em 1981 e ganhou destaque por meio de projetos experimentais e provocativos, como a instalação do Blur na Expo Suíça de 2002 e o Instituto de Arte Contemporânea de Boston. A firma também é conhecida por obras não construídas, como The Slow House e o Museu de Arte e Tecnologia Eyebeam.
Recentemente, Liz Diller também recebeu o Prêmio Jane Drew, da Architectural Review e Architects Journal, parte do prêmio anual Women in Architecture.
"Criar problemas é muito mais divertido que resolvê-los": entrevista com Liz Diller e Ricardo Scofidio
É tão revigorante ouvir algo como o que eu acabei de ouvir: "Procuramos fazer tudo de maneira diferente. Pensamos diferentemente. Podemos dizer que não fazemos parte de nenhum estilo ou grupo." A seguir, apresentarei um resumo da minha recente conversa com Liz Diller e Ric Scofidio em seu movimentado escritório de Nova Iorque.